segunda-feira, 29 de abril de 2019

25 de abril de 1974

Um pouco de História.

Para ficar a saber um pouco mais do que representa o 25 de abril de 1974, veja os vídeos.


A vida no Estado Novo
Conheça melhor os últimos anos do Estado Novo. A forma com o poder continuava a ser exercido e como era o quotidiano dos portugueses no final da década de sessenta e princípios dos setenta.

Antecedentes da revolução
Desde a implantação do Estado Novo que diversos setores políticos tentaram derrubar o governo. No final do regime, no entanto, por diversas razões – com a guerra colonial à cabeça – outras forças sociais se juntaram à contestação.

O dia da revolução
Duas canções na rádio despoletaram o movimento militar que culminou com o derrube do Estado Novo. Conheça os momentos mais importantes deste dia de revolução e a forma como foi vivido.

Os novos protagonistas
Com a vitória da revolução, o poder passa para outras figuras, como Spínola, Otelo, Soares ou Sá Carneiro. Militares e civis, individualmente ou integrados em organizações, vão moldar a democracia.

Democratizar
A democratização do país era um dos objetivos do MFA. Em dois anos aconteceram importantes atos eleitorais que elegeram deputados para a Assembleia Constituinte, para a Assembleia da República, um Presidente da República e autarcas.

Descolonizar
A descolonização foi um dos objetivos do MFA durante a revolução de 25 de abril de 1974. Descolonizar, tal como Democratizar e Desenvolver, eram medidas que integravam o programa do Movimento das Forças Armadas (MFA).

Desenvolver
O desenvolvimento do país não foi imediato. O tumulto revolucionário e a crise mundial dos anos 70 foram um travão a este objetivo que integrava o programa do MFA.

O turbilhão revolucionário
No ano seguinte à revolução, forças de esquerda e de direita mediram forças na rua, nas fábricas e nos campos. Foi um ano quente, com duas tentativas de golpe de Estado, e a guerra civil esteve à vista por mais de uma vez...

As aventuras do avião Barnabé

Read this book made on StoryJumper