Ficha de trabalho da autoria da PORTO EDITORA
Classes
de palavras
A Conjunção
Aprende
Observa
estas frases simples (isto é, frases que só têm um verbo):
A Ana abriu a
janela.
Acenou.
Viu o barco do
José.
Podemos
transformar as três frases simples numa frase complexa (ou
seja, uma frase que contém mais do que uma forma verbal):
A Ana abriu a
janela e
acenou quando
viu o barco do José.
As
palavras destacadas são palavras invariáveis e estão a ligar orações – são conjunções.
As
conjunções também podem ligar dois constituintes de uma frase. No exemplo
seguinte, a conjunção e liga os dois elementos do
sujeito composto:
A Ana e
o filho jantaram.
Pratica
|
1. Reescreve a frase seguinte, substituindo, sempre que
possível, a conjunção “e” pelo sinal
de pontuação adequado.
Às oito horas, o Rui levantou-se e tomou banho e
vestiu-se e tomou o pequeno-almoço e arrumou o quarto e, finalmente, saiu.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
2. Sublinha a conjunção
que liga as orações de cada uma das seguintes frases complexas:
a.
Eu
gostei dele quando o vi.
b.
Ele
faltou à escola porque adoeceu.
c. O Zé não gosta de praia,
mas acompanhou a irmã.
d.
A
Rita bebe chá enquanto estuda.
e.
Ela
não trouxe o caderno diário nem fez o trabalho de casa.
f.
Faz
um puzzle ou lê um livro.
3. Junta cada par de frases simples com a conjunção indicada.
a. Fui ao oftalmologista.
Precisava de óculos. (porque)
________________________________________________________________
b. O rapaz queria roupa
nova.
Os pais não têm dinheiro. (mas)
________________________________________________________________
c. Os bombeiros saíram do
quartel.
O sino tocou. (quando)
________________________________________________________________
d. Fiz um bolo.
Dei uma fatia ao Tiago. (e)
________________________________________________________________
4. Observa as seguintes frases simples:
O Ricardo saiu.
A Ana chegou.
4.1. Estabelece diferentes relações entre as duas frases
simples, ligando-as com conjunções
que apresentem o valor indicado entre parênteses. Para cada caso, escolhe, no
quadro abaixo, a conjunção adequada.
a. O Ricardo saiu
_________________ a Ana chegou. (ideia de contraste)
b. O Ricardo saiu
_________________ a Ana chegou. (ideia de adição)
c. O Ricardo saiu
_________________ a Ana chegou. (ideia de tempo)
d. O Ricardo saiu
_________________ a Ana chegou. (ideia de causa)
e mal porque enquanto nem quando mas
|
5. Constrói uma frase complexa, em que utilizes
obrigatoriamente as conjunções
indicadas.
_______________________________ porque _____________________________,
mas
______________________________________________________________.
Soluções
1. Às
oito horas, o Rui levantou-se, tomou banho, vestiu-se, tomou o pequeno-almoço,
arrumou o quarto e, finalmente, saiu.
2.
a. Eu
gostei dele quando o vi.
b. Ele faltou à escola porque
adoeceu.
c. O Zé
não gosta de praia, mas acompanhou a irmã.
d. A Rita bebe chá enquanto
estuda.
e. Ela não trouxe o
caderno diário nem fez o trabalho de casa.
f. Faz um puzzle ou lê um livro.
3. a. Fui ao oftalmologista porque precisava de óculos.
b.
O
rapaz queria roupa nova, mas os pais
não têm dinheiro.
c.
Os
bombeiros saíram do quartel quando o
sino tocou.
d.
Fiz
um bolo e dei uma fatia ao Tiago.
4.1.
a. O
Ricardo saiu, mas a Ana chegou.
b. O Ricardo saiu e a Ana chegou.
c. O Ricardo saiu mal | quando a Ana chegou.
d.
O
Ricardo saiu porque a Ana chegou.
5. Por exemplo: O
Pedro estava triste porque tirou má
nota, mas a Rita animou-o.
Sem comentários:
Enviar um comentário